terça-feira, 27 de agosto de 2013

SAARA DE SHANGHAI

Todos aqueles que não conhecem a China acreditam que encontrarão  um grande shopping de 1.99 com todas aquelas quinquilharias do Saara do Rio de Janeiro ou da 25 de Março em São Paulo.  Mas... não é bem assim.  

Desde que cheguei à cidade em dezembro vinha procurando este lugar e não encontrava. Ontem buscando  um sapato para minha filha  acabei dando de cara com ele!  

Enfim o Saara.

Fica nas proximidades do Yuyuan Garden, um dos primeiros lugares que visitei aqui em Shanghai, nas adjacências da Rua Renmin,  fora do centro comercial do jardim. 


Portal do centro comercial do Yuyuan Garden. 
As ruas que dão acesso ao seu portal principal são especializadas em aviamentos, um verdadeiro paraíso para as costureiras.  Rendas de todos os tipos, fitas, botões... tudo!  Inclusive um shopping de 4 andares com vários boxes entulhados de produtos.  Alguns só cabiam o vendedor sentado em um banquinho. Visual caótico mas completo.
Interior do shopping de aviamentos.
Por cima dos boxes o estoque.



Fitas... muitas fitas.
 Na saída deste shopping uma rua inteira  de badulaques chineses.  Lojas tipo de 1.99 me fizeram sentir em plena  rua Senhor dos Passos.  
Pseudo Rua da Alfândega. 
Praticamente uma feira.
Em uma das portinhas encontrei um mundo de artigos para festas. Lanternas chinesas, flores, embalagens, balões, brinquedos... tudo isso e mais alguma coisa. 





Esta cidade sempre me surpeende. A lição do dia é: nunca deixe de dobrar a esquina, pode estar perdendo o que mais procura.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

AEROPORTOS

Cada vez que piso em um aeroporto aqui da China morro de inveja.  Os chineses souberam aplicar o dinheiro em obras de infra-estrutura que melhoraram a qualidade de vida e afetaram diretamente o cidadão comum no que diz respeito a deslocamentos urbanos e interurbanos.  Mesmo as cidades menores são equipadas com excelentes aeroportos e fantástica rede ferroviária, tornando viável o turismo e mais confortável a viagem de milhões de pessoas. 

Shanghai - Aeroporto Internacional  Pudong

Este é um dos maiores aeroportos da China e o maior aeroporto de integração da Ásia. Possui dois terminais gigantescos, um trem chamado Mag Lev conectando-o ao centro e uma linha  de metrô que corta a cidade até  o Aeroporto de Hongqiao que fica do lado oposto de Shanghai.
Atualmente está com capacidade para atendender 60 milhões de passageiros por ano, o dobro da capacidade do Aeroporto de Guarulhos, porém existem um projeto para a construção do terceiro terminal que irá aumentar este número para 80 milhões passageiros por ano em 2015.

Terminal 1
Não gosto do projeto desse Terminal.  A cobertura ficou um paliteiro e o teto
é de um tom de azul horrível, mas enfim.... nem tudo é perfeito.
Terminal 2 - Belas curvas e bastante luz natural.

Este é bem mais legal. Tem alguém aí na
 foto que adora aeroporto. Quem será?


Shanghai - Aeroporto Internacional Hongqiao



Hongqiao, o mais antigo aeroporto da cidade, atende aos vôos domésticos e a alguns vôos internacionais.  Já sofreu várias reformas  e conta com 2 grandes terminais.  O interessante desse aeroporto é a sua ligação com a linha férrea formando um hub de transportes.  Possui 2 linhas de metrô com 3 estações e uma estação de trens de alta velocidade (310Km/h) com partidas para  Pequim, Nanquim entre outras.   Sua capacidade é de 40 milhões de passageiros por ano. O projeto como um todo é de cair o queixo.  


Aeroporto de Honquiao
                         
Interior do Aeroporto de Honquiao


Uma curiosidade desses aeroportos de Shanghai, é a fila única de taxi que realmente funciona.  Existe um ponto fixo com um curral que vai guiando as pessoas para os carros.  Incrível a interminável frota que atende aos aeroportos. 
 Fileira de taxi com suas luzes verdes no aeroporto de Hongqiao.
São tantos taxis que a fila some rapidamente.

Hong Kong - Aeroporto Internacional
Este aeroporto está localizado em uma ilha originária de um grande aterro que uniu outras duas.  Também possui um trem expresso que leva ao centro da cidade e uma estação hidroviária com ferrys  para outras cidades.  Nossa passagem por aqui foi bem rápida pois, pra variar, estávamos atrasados!!
Vista aérea.


                             
     
 
Área de Embarque
 
Fazendo Check-in.

 Pequim -Aeroporto Internacional

                           

Apesar de não termos conhecido ainda, não poderia deixar de mostrar o belo projeto do terminal 3 executado para as Olimpíadas de 2008. 

                             

                              


Xi'an - Aeroporto Internacional

                               

Xi'an é uma das cidades mais importantes da China. Um grande pólo industrial e turístico com uma população de 9 milhões de habitantes. O Aeroporto internacional de Xian também nos surpreendeu pela grandiosidade. Com 3 terminais sendo o terceiro dotado com o dobro da capacidade de passageiros que os dois primeiros, totalizando a capacidade de 33 milhões de passageiros por ano.     

                               

                               

Viajar na China é sempre uma surpresa, nunca sabemos ao certo o que vamos encontrar. Uma pessoa prevenida vale por duas!  Melhor é ter alguém esperando.  

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

LUOYANG - Grutas de Longmen



Nossa última parada em Luoyang foram as Grutas de Longmen. Já cansados de tanta cultura budista e com o cérebro saturado de informação, lá fomos nós sentir na pele o poder da fé que levou  o homem a esculpir na rocha das encostas os símbolos de sua religião.

As grutas ficam bem às margens do rio Yi, afluente do afluente do Rio Amarelo.
As esculturas começaram a ser esculpidas por volta do ano de 400 d.c. pelos governantes da dinastia Wei, no período em que Luoyan era capital.  Durante 400 anos foram acrescentadas figuras de diversos tamanhos e diversos ângulos, cada uma com alguma característica que nos permite identificar à qual época pertence.
Excelente estrutura turística nos acessos às grutas.

Por toda parte - pessoas e...

buracos.

A maior caverna é a de Fengxian Si, esculpida na dinastia Tang (618-907 d.c.). Nela encontra-se uma estátua de Buda Vairocana, medindo mais de 17 metros de altura.  Dizem que este foi esculpido com os traços da imperatriz Wu Zetian.  Ao seu lado direito está a estátua de Ananda, um dos discípulos do fundador do Budismo.  E bem à esquerda estão os Reis Celestiais, presentes em quase todos os templos budistas e que protegem contra os maus espíritos.  

A maior caverna - Fengxian Si.

Detalhe do rosto com traços da imperatriz.  As longas orelhas indicam o saber ouvir e a sabedoria.

Os Reis Celestiais protegendo contra os
maus espíritos, esmagando um demônio com o pé.

Família 

Amigos

Fora este grandioso conjunto de estátuas existem milhares de outras cavernas e buracos com budas de diversos tamanhos e formatos.  Figuras que foram colocadas não só por imperadores e governantes, mas também por pessoas comuns que de alguma forma queriam reverenciar sua fé.



Por pouco as Grutas de Longmen não ganhavam mais duas figurinhas, só que estas eram de carne e osso! 










quarta-feira, 21 de agosto de 2013

LUOYANG - The Shaolin Temple

Crianças na escola! Finalmente de volta à vida normal! Foram dois intermináveis meses de muito calor! Passamos praticamente trancados em casa no ar-condicionado ou em algum shopping da cidade. Quanta coisa aconteceu! Tentarei ser breve para pôr em dia outras tantas aventuras que vivemos.

Templo e Monastério Shaolin
Este nome Shaolin  sempre me faz lembrar das tardes da infância que passei com meu irmão assistindo  filmes antigos de Kung Fu. Em minha santa inocência acreditava que Kung Fu fosse o nome do personagem do ator David Carradine da série. Outro contato com esse universo veio bem mais tarde quando trabalhei nos cenários de uma novela chamada Negócio da China, que era toda ambientada nessa temática. Sem falar no filme Kill Bill do Tarantino que assisti umas 10 vezes.  Pobre de nós mortais que tentamos reproduzir esse universo sem conhecê-lo de verdade.  Livros e filmes são praticamente inúteis quando o assunto é China. Isso aqui é outro mundo.
Caminho até o Templo
com nossa guia e nosso amigo Chen.

Entrada principal.

Com Mr. Chen.
Este Templo Zen Budista é um dos mais importantes da China, localiza-se no sopé de uma montanha onde há uma linda floresta de pinheiros cortada por um riacho pedregoso. Cenário perfeito para aquelas cenas de meditação e filosofia de "gafanhoto".


Suaves colinas ao fundo. 

Dentro dessa paisagem típica está inserida uma das maiores escolas de Kung Fu da China, a Ta Gou Kung Fu School. Fiquei surpresa com a quantidade de alunos nos pátios do colégio que já formou mais de 400 turmas e treinou mais de 50.000 jovens. Atualmente pessoas do mundo todo procuram a escola onde passam pelo menos um ano em treinamento intensivo. Os custos são altíssimos e alunos ocidentais pagam bem mais caro que os chineses.

Pátio da escola - alunos em treinamento quase militar.

Pequenos Monges deixam suas casas ainda na primeira infância em busca
dos ensinamentos Budistas e do Kung Fu.

Árvore de mais de 600 anos
repleta de furos feitos pelos
dedos dos monges durante o
treinamento.
Detalhe dos furos do tronco.
Controle e precisão em cada golpe.
O Templo atualmente é um ponto turístico bastante concorrido e estava repleto de turistas chineses.  Um fato curioso aconteceu neste dia. Éramos praticamente uma família de ETs!  Todo mundo ficava nos olhando, tirando fotos, rindo...até que uma galera mais empolgada pediu oficialmente licença para nos fotografar.  Voltamos para casa e na mesma semana aconteceu uma enorme coincidência, um amigo chinês estava navegando na internet e nos reconheceu em algumas fotos de um blog de noticias da China.  Fotos de toda a nossa família de perto, de longe, de frente, e de perfil! Uma beleza!  Ficamos famosos sem saber!!

Simpatia e curiosidade!