quarta-feira, 21 de agosto de 2013

LUOYANG - The Shaolin Temple

Crianças na escola! Finalmente de volta à vida normal! Foram dois intermináveis meses de muito calor! Passamos praticamente trancados em casa no ar-condicionado ou em algum shopping da cidade. Quanta coisa aconteceu! Tentarei ser breve para pôr em dia outras tantas aventuras que vivemos.

Templo e Monastério Shaolin
Este nome Shaolin  sempre me faz lembrar das tardes da infância que passei com meu irmão assistindo  filmes antigos de Kung Fu. Em minha santa inocência acreditava que Kung Fu fosse o nome do personagem do ator David Carradine da série. Outro contato com esse universo veio bem mais tarde quando trabalhei nos cenários de uma novela chamada Negócio da China, que era toda ambientada nessa temática. Sem falar no filme Kill Bill do Tarantino que assisti umas 10 vezes.  Pobre de nós mortais que tentamos reproduzir esse universo sem conhecê-lo de verdade.  Livros e filmes são praticamente inúteis quando o assunto é China. Isso aqui é outro mundo.
Caminho até o Templo
com nossa guia e nosso amigo Chen.

Entrada principal.

Com Mr. Chen.
Este Templo Zen Budista é um dos mais importantes da China, localiza-se no sopé de uma montanha onde há uma linda floresta de pinheiros cortada por um riacho pedregoso. Cenário perfeito para aquelas cenas de meditação e filosofia de "gafanhoto".


Suaves colinas ao fundo. 

Dentro dessa paisagem típica está inserida uma das maiores escolas de Kung Fu da China, a Ta Gou Kung Fu School. Fiquei surpresa com a quantidade de alunos nos pátios do colégio que já formou mais de 400 turmas e treinou mais de 50.000 jovens. Atualmente pessoas do mundo todo procuram a escola onde passam pelo menos um ano em treinamento intensivo. Os custos são altíssimos e alunos ocidentais pagam bem mais caro que os chineses.

Pátio da escola - alunos em treinamento quase militar.

Pequenos Monges deixam suas casas ainda na primeira infância em busca
dos ensinamentos Budistas e do Kung Fu.

Árvore de mais de 600 anos
repleta de furos feitos pelos
dedos dos monges durante o
treinamento.
Detalhe dos furos do tronco.
Controle e precisão em cada golpe.
O Templo atualmente é um ponto turístico bastante concorrido e estava repleto de turistas chineses.  Um fato curioso aconteceu neste dia. Éramos praticamente uma família de ETs!  Todo mundo ficava nos olhando, tirando fotos, rindo...até que uma galera mais empolgada pediu oficialmente licença para nos fotografar.  Voltamos para casa e na mesma semana aconteceu uma enorme coincidência, um amigo chinês estava navegando na internet e nos reconheceu em algumas fotos de um blog de noticias da China.  Fotos de toda a nossa família de perto, de longe, de frente, e de perfil! Uma beleza!  Ficamos famosos sem saber!!

Simpatia e curiosidade!






Um comentário: