quinta-feira, 22 de agosto de 2013

LUOYANG - Grutas de Longmen



Nossa última parada em Luoyang foram as Grutas de Longmen. Já cansados de tanta cultura budista e com o cérebro saturado de informação, lá fomos nós sentir na pele o poder da fé que levou  o homem a esculpir na rocha das encostas os símbolos de sua religião.

As grutas ficam bem às margens do rio Yi, afluente do afluente do Rio Amarelo.
As esculturas começaram a ser esculpidas por volta do ano de 400 d.c. pelos governantes da dinastia Wei, no período em que Luoyan era capital.  Durante 400 anos foram acrescentadas figuras de diversos tamanhos e diversos ângulos, cada uma com alguma característica que nos permite identificar à qual época pertence.
Excelente estrutura turística nos acessos às grutas.

Por toda parte - pessoas e...

buracos.

A maior caverna é a de Fengxian Si, esculpida na dinastia Tang (618-907 d.c.). Nela encontra-se uma estátua de Buda Vairocana, medindo mais de 17 metros de altura.  Dizem que este foi esculpido com os traços da imperatriz Wu Zetian.  Ao seu lado direito está a estátua de Ananda, um dos discípulos do fundador do Budismo.  E bem à esquerda estão os Reis Celestiais, presentes em quase todos os templos budistas e que protegem contra os maus espíritos.  

A maior caverna - Fengxian Si.

Detalhe do rosto com traços da imperatriz.  As longas orelhas indicam o saber ouvir e a sabedoria.

Os Reis Celestiais protegendo contra os
maus espíritos, esmagando um demônio com o pé.

Família 

Amigos

Fora este grandioso conjunto de estátuas existem milhares de outras cavernas e buracos com budas de diversos tamanhos e formatos.  Figuras que foram colocadas não só por imperadores e governantes, mas também por pessoas comuns que de alguma forma queriam reverenciar sua fé.



Por pouco as Grutas de Longmen não ganhavam mais duas figurinhas, só que estas eram de carne e osso! 










Um comentário:

  1. Celi, que passeio maravilhoso, não tem preço!!!!Bjs Tia Luci

    ResponderExcluir