terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Aquário

Hoje começo meu post com uma pergunta:  o que fazer com duas crianças num sábado de férias nublado, com a temperatura em torno dos 4 graus? Pedimos socorro para o Google_"Crianças em Shanghai". As primeiras opções da pesquisa foram os vários parques abertos que a cidade possui, incluindo um enorme parque de diversões e o zoológico.  Com aquele frio de rachar, achamos que parques de qualquer espécie não seria uma boa idéia, então  resolvemos conferir o maior aquário da cidade, o Shanghai Ocean Aquarium.  
Uau!! Surpreendente! Eu ainda não havia visitado nenhum desses!!  Fiquei apaixonada e gostaria de mostrar um pouquinho do que vimos!  



O projeto é de um escritório de arquitetura australiano Crossley Architects  especializado em aquários. É composto por dois volumes triangulares ligados por uma grande rotunda (anel).  O percurso nos leva a conhecer os incríveis seres que habitam os rios e oceanos. Começando por uma sequência de peixes de água doce, alguns com mais de 1m de comprimento, e terminando com um longo túnel de vidro sob um mega aquário de água salgada com tubarões, arraias e tartarugas marinhas.


O visor é de acrílico (talvez um policarbonato) com quase 10cm de espessura.

Lindo,  bem do jeito que o João gosta!  Cheio de Plantas! E limpíssimo!!












A parte que menos gostei foi a dos pinguins.  É muito trite vê-los ali tão confinados.  Não parecem nada felizes.  


Em compensação... as águas vivas!!  Uau, um show de dança e luz.  Não sei como conseguiram reproduzir o habitat delas.  São fantásticas!  A Ana ficou toda arrepiada de medo!  Ela tem pavor!  Eu poderia ficar um dia inteiro observando o movimento, a delicadeza, a paz que transmitem.




Captando o movimento.



Para as crianças ... TUBARÕES!!!



                                      


Rápídos !!!

Terminamos o passeio com gostinho de quero mais e com muita pena de não termos nada parecido no Brasil.  Com a infinidade de espécies em nossos rios e  nossa costa gigantesca seria maravilhoso como  opção de lazer  diferente, instrutiva e divertida.



2 comentários: