terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Supermercado

Programa de Domingo? Supermercado!
Pode parecer péssima opção, mas confesso que me diverti tanto que resolvi pular todos os posts que estavam em minha fila mental.
Fomos a um dos maiores da cidade, tipo Carrefour, mas melhor, organizado e limpo.  Brinquedos, eletrodomésticos, celulares, livros, material esportivo e comida, muita comida!  Uma  variedade tão grande de coisas que passamos horas percorrendo os imensos corredores para curtir e tentar adivinhar o que cada uma delas seria!  Haja sexto sentido!

O Ano Novo Chinês está chegando! Na porta do supermercado inúmeros enfeites! Cada qual com seu significado.
Logo na entrada uma papelaria maravilhosa. Obviamente passei horas escolhendo coisinhas, caderninhos, canetas e lápis de tudo quanto é tipo.  Achei inclusive uma caixa de bisnaguinhas de aquarela que acabei comprando para me ajudar a passar o tempo e brincar com as crianças. Em meio à tudo, Romero Brito numa caixa de lápis de cor chinês. Pois é,  fazendo fortuna com Arte nos quatro cantos do mundo.  Depois de ser resgatada à força, finalmente começamos à fazer nossas compras de fato.  Crianças em casa e disposição pra encarar aquele mercado gigante,  respiramos fundo e...

Lápis de cor do Romero Brito.
Começamos pela parte mais fácil... utilidades para o lar. Voltei a procurar com esperança uma colher de pau igual à do Brasil. Minha busca foi inútil!  São todas retas, horríveis pra cozinhar. Acabei comprando uma parecida.
Quanta tentação! Quem me conhece sabe que eu adoro uma louça! Não pra lavar, é claro, mas pra montar uma bela mesa e chamar os amigos pra dividir. Neste mercado havia uma infinidade de pratos, potinhos, tábuas de bambu de todos os tamanhos.

A de cima é a mais comum e a debaixo a mais parecida com as nossas. 
Finalmente demos início à  nossa viagem pelos rótulos indecifráveis.  Duas horas pra achar farinha de trigo, duas horas decifrando o que seria maisena, duas horas pra saber o que seria fermento.  Quem pode ajudar??? Socorro!!!
Quem saberia dizer o que é isso?
Procurar pó de café e encontrar só o solúvel, ou café com chá, ou chá com leite, ou chá de café. Conclusão, fiquei sem meu café Pilão de todo dia.  Só de curiosidade, um pacote de 250 gramas aqui custa em média 12 reais. Na IKEA tem pó mais barato, tipo 8 reais, mas é muito fraco!

O corredor dos doces era uma loucura!  Um dos mais lotados. O chocolate daqui tem nome de sabonete e é relativamente caro. Eles preferem mesmo umas cocadinhas de grãos.  Tipo pé-de-moleque de semente de girassol, gergelim, e outras que nem imaginamos o que sejam. Aliás acho que os chineses tem essa  longevidade toda por conta do consumo de sementes.  São vários e vários tipos de sementes cheios de omega 3, 4, 5...
Oba! Castanha de Cajú!!
Algumas guloseimas e o Chocolate Dove.
 Cheguei  pensando que não teríamos leite. Surpresa!  Leite de tudo quanto é lugar do mundo!  Já experimentamos várias nacionalidades - Nova Zelândia, Austrália, França, Áustria.  Não são muito baratos, custando cerca de 7 reais o litro.  Mesmo assim, os chineses bebem bastante, geralmente puro com embalagem de Todinho. É comum ver nas ruas pessoas com  garrafinhas de leite, de chá com leite, ou de café com leite.  Compramos uma para experimentar, mas pareceu meio aguado.
Eles consomem muito iogurte e geralmente todos são sem corante algum. Estou viciada no que é vendido num garrafão de 2 litros.  Uma delícia e super saudável!!


Chocolate em pó é coisa pra gringo. Raramente encontramos e é super caro.  Para terem uma idéia, uma latinha de Nesquik de  400g custa aproximadamente 30 reais.  Tem alguém aqui em casa que tá aprendendo a economizar. Uma lata tem durado 3 semanas, no Brasil o consumo era de uma lata por semana.

Carnes, A parte mais divertida. Todo o resto do mercado tinha uma calma relativa, mas este setor vibrava! As  próprias pessoas se serviam, e iam escolhendo as coxinhas que mais gostaram, ou aquela patinha de galinha mais gordinha, um pedaço de acém.  No meio da confusão, ilhas de comidas prontas para viagem vendendo almôndegas, fritadas, e outras coisas que não sabemos o que são.  Em cada ilha uma moça anuncia seu produto com um microfone. Dá pra imaginar a confusão? fora o som ambiente com música bem chinesa.



As verduras eram lindas e frescas.  Este mercado especificamente possui um sistema de vaporização que fica jogando uma um vapor nas hortaliças fazendo com que fiquem com aspecto fresco sempre.  Não vi couve, nem o brócolis comum, só o americano.  Alface crespa também não, mas uma infinidade de outras folhagens que nunca vimos no Brasil.


Cenoura, pepino, berinjela, inhame, cebola, tomate, alho.  Esses são os que conhecemos, os outros são totalmente diferentes. Alguns lembram uma mistura de chuchu com pepino, outros de maxixe com abobrinha.  Muitas raízes. Até tem uma que lembra o aipim, mas por dentro é totalmente diferente.

Peixes,todos vivos! Os preços podem variar de 7 a 170 yuan (de 2 a 60 reais) o quil.  São várias espécies diferentes, ainda não nos arriscamos a comprar nenhuma, ficamos com o bom e velho filé de merluza congelado. Que pena! 



Caranguejos, siris, tartarugas, ostras, mariscos, todos vivos!!
O que não acontece com os frangos e patos: mortinhos da silva!!!


Nossa excursão de domingo terminou com a compra de um chá maravilhoso de botões de rosas com aroma incrível. Voltamos para casa com apenas duas sacolas.  Nelas, biscoitos, biscoitos, biscoitos, leite e uma bisnaga de leite condensado que garimpei e que estou tomando até hoje como elixir dos Deuses.

Botões de rosas e uma fruta cítrica que não faço idéia do nome, mas vou descobrir

As rosas não falam....


Deitado está o "cháfé" com leite, e ao lado a santa bisnaguinha.



7 comentários:

  1. Muito legal Celi. Estou adorando acompanhar as aventuras de vcs. Bjs em todos por ai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosinha!!!Que bom que está gostando! É uma maneira de matar a saudade! bjs

      Excluir
  2. Aaaaadoooorei!!! Saudades!!! Beijos pra vcs!
    Fabi

    ResponderExcluir
  3. Oi Celi comecei a ler o blog! Muito bom o que fala sobre comportamento! Você esta escrevendo super bem! Aproveita essa oportunidade de conhecer e aprender com essa cultura tão diferente da nossa!
    Beijos,
    Telma

    ResponderExcluir
  4. Celi! Do jeito que você descreveu parecia que ia comprar o mercado inteiro!!! E esse yogurte, parece embalagem de amaciante de roupa! Quando eu estava aí o pessoal brincava que o yogurte deles faz uma faxina no nosso intestino...
    Vou passar por aqui de vez em quando pra ver suas descobertas!
    Beijos pra vocês!
    Lu.

    ResponderExcluir
  5. Que Aventura hein? Muito legal o supermercado. Beijao. Sarina


    ResponderExcluir
  6. Amiga, você tem nos dado muitos presentes com suas postagens!!!! Parece que estamos vivenciando as coisas ai com vocês!!!! Muito bom. Os meninos estão LINDOS!!!! Beijão e muitas SAUDADES!!!!!

    ResponderExcluir