quarta-feira, 4 de setembro de 2013

CIDADE VERDE

É... o verão está acabando!  Graças a Deus! No início da semana veio o vento e levou embora todo aquele calor insuportável. O clima já mudou e por isso resolvi escrever sobre a arborização da cidade.  O outono está chegando e daqui a pouco não sobrará nenhuma folha para contar a história.  

Em meu último post falei sobre as sombrinhas chinesas, mas  o que isso tem a ver com arborização da cidade? A resposta é: sombra. É incrível como todas as ruas são completamente arborizadas, repleta de áreas verdes com inúmeros jardins e praças, tudo para encarar o intenso calor do verão Shanghainese.
Ruas do nosso bairro.
A cidade possui um belo  plano urbanístico.  As vias mais largas possuem canteiros que separam as pistas de carros da ciclovia. Os alinhamentos são respeitados e os passeios públicos são bem definidos com espaço suficiente para as caixas de árvore. Isso tudo garante um visual bem mais agradável e menos caótico em lugares onde transitam milhares de pessoas.

 Mesmo nas áreas mais densas a vegetação está presente compondo o visual cosmopolita da cidade.

Rua Xingang, Xujiahui
As praças e jardins dariam assunto para muitos posts pois são muito importantes na vida cotidiana dos cidadãos.  Essas áreas verdes formam verdadeiras massas entremeadas na malha da cidade tornando-a mais bela e agradável e menos fria no sentido de tornar mais humano o espaço urbano em que estão inseridas.

Pracinha do meu bairro.
Praça do Xujiahui
 Parque Chengzeng
Canteiros super bem cuidados.
Century Park
Pracinha da rua Xinzha 
Além das praças qualquer cantinho que sobra é transformado em jardim.  Por exemplo, sob quase todos os viadutos vemos belos jardins que suavizam a paisagem dura do concreto.  Essas áreas não ficam degradadas e ainda servem como espaço de lazer.


Não existe uma grande variedade de espécies de árvores, geralmente são plátanos que são árvores caducas e já começaram a perder suas folhas.  Estou curiosa para ver se terão aquele colorido alaranjado que vemos em filmes americanos.










Um comentário:

  1. Nossa, que bairro lindo!!!!!Deve ser muito bom ser chines e poder desfrutar da parte boa da China. Muito lindo, outro mundo, muito diferente de nosso querido RJ. Bjs. Luci

    ResponderExcluir